Recomendamos

Psicologia e Cinema: 215 filmes para quem ama psicologia.


Site com uma lista de duzentos e quinze filmes com temática psicológica! Os filmes são recomendados para estudantes, profissionais e todos que desejam saber mais sobre a área. O site conta ainda com uma área para comentários de filmes que não constam na lista.

http://www.psicologiamsn.com/2013/10/psicologia-cinema-215-filmes-para-quem-ama-psicologia.html




Autocura através da Reconciliação
Autora: Malu Balona
Editora: Editares
Sinopse: Com abordagem clara e acessível, Málu Balona mostra como a retratação consigo mesma auxilia na superação da baixa estima, da autoculpa, dos ressentimentos, das mágoas e das frustrações, elementos que representam forte obstáculo à saúde e à evolução pessoal. No texto Autocura através da reconciliação são propostas técnicas eficazes para a autorreconciliação afetiva, que tem como resultado, entre outros benefícios, maior segurança pessoal e estabilidade emocional. Esta condição favorece o desenvolvimento gradual da empatia nas relações interpessoais, aumentando as possibilidades de assistência. Ou seja, colabora com ajustes e acertos com os demais membros do grupo com o qual se convive. Com a reconciliação, a pessoa passa a adotar atitude participativa, assumindo mais responsabilidade perante a própria vida, já que, conforme as palavras da autora, não adiante tentar "terceirizar" a autocura.


Sala de Grupos: Diálogos sobre o amor e o desejo

Autor: Carlos R. Briganti
Editora: Manole
Sinopse: Sala de Grupos é uma obra de ficção narrada pelo Doutor, um carismático observador que acompanha os diálogos desconcertantes de seus pacientes. O grupo, ou o Ser grupal, é seu objeto de reflexão. Ali, os personagens vão aos poucos revelando os motivos que justificam a presença de cada um, como a ausência de amor, por exemplo. Doutor acaba se vendo envolvido. Invadem-lhe as inúmeras questões que tenta encontrar respostas em Freud, Reich e Nietzsche. Como ajudar seus pacientes? A Lua é também frequentadora da sala de grupos  e cúmplice das loucuras que naquele espaço as sessões são capazes de desempenhar. O livro é um espelho que reflete a diversidade de conflitos e das condições humanas. Com uma escrita poética, Carlos Briganti acaba despertando muitos risos e silêncios. 



Que Cérebro é esse que chegou a escola?
Organizadora: Marta Pires Relvas
Editora: Wak
Sinopse: A intenção do livro é desenvolver uma abordagem clara, coerente e mediadora entre as interfaces da Ciência e Educação, construindo um conhecimento abrangente de como o ser humano aprende e guarda saberes. A proposta é levar, para todos os envolvidos em Educação, um aprofundamento mais específico, consciente de que aprendizagem e o comportamento acontecem no cérebro. A organizadora da obra, Marta Pires Relvas é integrante da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento.





Mãe Recém - Nascida - Construção de uma nova identidade....


Autora: Renata Gonçalves Meletti
Editora: Edicon
Sinopse: Depois de passar por uma experiência singular - gravidez, contratempos durante a gestação, difícil parto prematura, drama de ter seu filho recém - nascido internado em uma UTI Neonatal, alta do hospital sem o bebê, emoção do dia em que entrou em casa com o filho -, a psicóloga Renata Gonçalves Meletti decidiu escrever Mãe recém - nascida, construção de uma nova identidade. Segundo a autora, há uma ideia romântica de que as mulheres nascem prontas para ser mães, o que leva muitas mulheres a se sentirem tristes diante de incertezas e medos que rondam a maternidade e, muitas vezes, desencorajadas de fazer perguntas. "Fomos educadas para reprimir o lado obscuro da maternidade, e isso é uma grande perda. Seria produtivo falar sobre o dia a dia materno com tudo o que ele oferece, com acontecimentos bons e ruins, porque isso é um bálsamo relaxante e desculpabilizante para a mulher-mãe. Falar é terapêutico por si só", conta.




A importância dos sonhos - Interpretação e práticas para saúde plena
Autores: João Oliveira e Beatriz Acampora
Editora: Wak
Sinopse: O livro A importância dos sonhos - interpretação e práticas para saúde plena, reúne os conceitos básicos para o melhor entendimento dos sonhos e como interpretá-los. Com uma linguagem acessível, também oferece técnicas para direcionar os sonhos e utilizá-los como apoio para a manutenção dos equilíbrios físico e psicológico.
Mesmo as pessoas que não se lembram do que sonham poderão encontrar práticas para recordar a memória. Não se trata de um dicionário de sonhos, até porque não existe. Afinal, os símbolos podem ser muito pessoais e, para cada pessoa, existe um significado. Mostra o quanto, por meio do conteúdo emocional dos sonhos, é possível desvendar quais as questões existentes, ajudando na solução de problemas, dos mais simples aos mais complexos, além de explicar como os sonhos criam enredos, nos quais o sonhador pode enfrentar seus medos e complexos, para minimizar o impacto no dia a dia ou aprender a conviver com eles, sem sofrimento maior.


Pensar bem, sentir-se bem - como se livrar das armadilhas da mente


Autor: Walter Riso
Editora: Planeta/Academia
Sinopse: A mente humana tem dupla personalidade. Nela habitam os pensamentos que são, paradoxalmente, tanto os principais inimigos quanto a maior conquista da evolução. Neste livro, o psicoterapeuta italiano, radicado na Espanha, Walter Riso ensina macetes para transformar os pensamentos inimigos em aliados. Na obra, o autor mostra que, muitas vezes, nossos problemas estão enraizados em crenças distorcidas, que guardamos no fundo da mente. Insistimos que essas crenças são verdades absolutas, quando, na realidade, a história pode ser bem diferente. E, segundo Riso, pensar "bem" e de maneira "racional" sobre o problema, enfrentando-o de perto, pode ser a solução. Riso de baseia em pesquisas na área cognitiva, na qual é especialista, e procura traduzir seu conhecimento em linguagem clara e sensível.


Brincar e Reflexão na Obra de Winnicott
Autor: André Green
Editora: Zagodoni
Sinopse: Este texto inédito no Brasil apresenta uma conferência de André Green sobre a teoria do brincar de Winnicott. Green discorre acerca da visão de Winnicott em relação à importância do brincar e também traz seu próprio ponto de vista, que acaba mostrando sua perspectiva contestatória. Green nos oferece uma abordagem inovadora e provocativa sobre o assunto, convidando-nos a pensar de forma independente, em vez de apenas aceitar as teorias já estabelecidas.








Sexo na Cabeça - Como o cérebro influência o amor, o desejo e o relacionamento.
Autor: Kayt Sukel
Editora: Zahar
Sinopse: A partir de estudos recentes e de discussões com pesquisadores de ponta, a jornalista científica Kayt Sukel faz uma excitante incursão pelo cérebro romântico para descobrir de que modo amor, sexo e relacionamentos afetam nossa mente, refletindo sobre questões eternas da condição humana: o que em nosso cérebro nos faz amar alguém, ou simplesmente desejá-lo? (E há realmente uma diferença?) A monogamia é viável? O vínculo das mães com seus filhos é mais forte que o dos pais? Cada capítulo do livro é dedicado a um aspecto diferente do amor. E na sua busca por respostas, a autora imagina a cura para um coração partido, experimenta um spray de feromônio em sua gata e até tem um orgasmo enquanto se submete a uma ressonância magnética. Provocante e divertido sem deixar de ser um estudo sério e informativo, Sexo na cabeça lança uma nova luz sobre uma das mais antigas questões da humanidade: o que é o amor e por que ele nos tortura, deleita e transforma. 



Ensinando com letras e sons
Autora: Sandra Puliezi
Editora: WAK
Sinopse: Essa obra apresenta uma proposta didática para a prática da alfabetização. São atividades que já foram utilizadas com sucesso em sala de aula e ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não significam um retrocesso, uma volta ao tradicional, mas sim um passo para o futuro. Para que os leitores possam entender a proposta como um todo, a autora faz uma breve apresentação das concepções teóricas que foram produzidas pela Psicologa Cognitiva da leitura nas próximas décadas. Sandra Puliezi é mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, pedagoga (USP) e psicopedagoga (Mackenzie). É especialista em alfabetização e no ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais. Atuou como professora e coordenadora pedagogica no Ensino Fundamental nas redes pública e particular. Hoje participa do grupo de pesquisa: Escolarização inicial e desenvolvimento psicológico, na PUC/SP, realizando pesquisa na área de linguagem escrita.



Cinema e Loucura - Conhecendo os Transtornos Mentais através dos filmes

Autores: J. Landeira-Fernandez e Elie Cheniaux
Editora: Artmed
Sinopse: Um livro basicamente de entretenimento acaba, no final das contas, esclarecendo muitas informações sobre diversos tipos de transtornos, tendo como pano de fundo a ilustração de inúmeros filmes famosos. A forma descontraída prende a atenção do leitor, que vai descobrir, que por exemplo, os personagens hilários e fofos do filme Procurando Nemo têm, sim, seus problemas, como a Dori, que possui Transtorno Amnéstico. Além disso, outros filmes clássicos são tratados, e inúmeras patologias discorridas, entre elas anorexia nervosa, cleptomania, piromania, sonambulismo, retardo mental, disfunções sexuais, entre outras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário