Psicoterapia do Adolescente

       

       A adolescência é uma fase que traz consigo vários sentimentos conflitantes, incertezas, dúvidas e questionamentos do tipo: "quem sou eu?", " quem eu quero ser?" , "o que eu gosto", "o que eu quero" entre outras. É através destas questões que o adolescente constroe sua identidade.

           Pois tantos conflitos o obrigam à reformular seus conceitos de si e do mundo ao seu redor.

       Passando pela fase da autocrítica, revisão e enfim  transformação. Onde tudo é novo, seu corpo, pensamento,desejos, emoções, deveres e direitos. Aos poucos o adolescente vai abrindo mão de sua auto-imagem infantil e passa a fazer projetos para seu presente e futuro.

      Com tantas transformações a psicoterapia se baseia em facilitar a reflexão sobre alterações fisícas e emocionais, promovendo também autoconhecimento com base nos conflitos apresentados, possibilitando ao adolescente encontrar caminhos conscientes para sua vida.

      A adolescência acaba envolvendo os pais também, pois é uma nova fase com muitas descobertas, de uma nova pessoa que esta se formando. 

     E os pais ás vezes não sabem como proceder diante de tantas mudanças, por isso durante o tratamento psicoterapêutico é importante realizar orientação aos pais com o intuíto de que essa fase seja compreendida e haja diálogo entre o adolescente e sua família. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário